terça-feira, 24 de setembro de 2013

História da Administração (parte 6)

• Estudo da fadiga humana: a fadiga predispõe o trabalhador à diminuição da  produtividade e perdade qualidade, acidentes, doenças e aumento da rotação de pessoal.                                                                                                                   
• Divisão do trabalho e especialização do operário.                                                      
• Desenho de cargos e tarefas: desenhar cargos é especificar o conteúdo de tarefas de uma função, como executá-la e as relações com os demais cargos existentes.                                                                                                                    
• Incentivos salariais e prêmios de produção.                                                            
• Condições de trabalho.                                                                                            
• Padronização: aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir os custos.                                                                                                        
• Supervisão funcional: os operários são supervisionados por supervisores especializados, e não por uma autoridade centralizada.                                             
• Homem econômico: o homem é motivável por recompensas salariais, econômicas e materiais.
A organização era vista como um sistema fechado, isto é, os indivíduos não recebiam influências externas. O sistema fechado é mecânico, previsível e determinístico.

Períodos Tayloristas

Primeiro período
Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral. O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro “Shop Management” (Administração de Oficinas, 1903) onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-Time Study).
1903
Sua preocupação era exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho operário, através do estudo de tempos e movimentos. Uma boa aplicação tinha como objetivo o pagamento salarial e altos custos unitários de produção. Salientava-se, em essência, o que procurou dizer no livro. A aplicação de métodos científicos de pesquisa e experimento para o seu problema global, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitissem o controle das operações fabris. Os empregados tinham de ser cientificamente colocados em serviços ou em postos onde os materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas. Os empregados deviam ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal fosse cumprida. Uma atmosfera de íntima e cordial cooperação teria de ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação os outros princípios por ele mencionados.
Segundo período
O segundo período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro “Princípios da Administração Científica” (1911), quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios.Nesse segundo período, desenvolveu os seus estudos sobre a Administração geral, ao qual denominou Administração Científica, sem deixar, contudo, sua preocupação com relação à tarefa do operário.
1911

A racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios. Vadiagem sistemática por parte dos operários, que reduziam propositadamente a produção à cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência.* Taylor assegurava que as indústrias de sua época padeciam de males. Desconhecimento, por parte da gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para a sua realização. Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho * causas determinantes para a vadiagem no trabalho:

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