INTRODUÇÃO
1.0 CARACTERÍSTICAS
- Arcadismo no Brasil começou
em 1768 (publicação
das Obras poéticas, de Cláudio Manuel da Costa) e terminou em 1836 (início do Romantismo);
- Apesar dos traços
do cultismo barroco em alguns poetas,
a maioria deles procurou seguir as convenções dos neoclassicistas europeus.
Sendo elas:
·
Eu lírico caracterizado como um pastor e a mulher amada
como uma pastora (pastoralismo ou fingimento poético);
·
Ambiente tranquilo, idealização da natureza, cenário perfeito e aprazível
(locus amoenus);
·
Elogio ao equilíbrio e desprezo às extremidades;
·
Cortar o inútil;
·
Aproveitamento do momento presente, aproveitar a vida, devido à incerteza
do amanhã. Vivência plena do amor durante a juventude, porque a velhice é
incerta;
·
Inserção de temas e motivos não existentes no modelo europeu, como a paisagem
tropical, elementos da flora e da fauna do Brasil e alguns
aspectos peculiares da colônia, como a mineração, por exemplo;
Esses novos temas já
prenunciam o que seria o Romantismo no Brasil: a representação do indígena e da
cor local.
1.1 Autores Principais
1.1.0 Cláudio Manuel da
Costa
O introdutor do
Arcadismo no Brasil estudou Direito em Coimbra e
voltou à terra natal para exercer a profissão e cuidar de sua herança. Apesar
da vida pacata em Vila Rica, foi ele uma das vítimas do rigor com que o governo
português tratou os participantes da Inconfidência Mineira. Preso em maio de 1789, após um interrogatório, em julho,
foi encontrado enforcado em seu cárcere. Há a hipótese de ter sido assassinado.
Como poeta de transição
sua poesia ainda está ligada ao cultismo barroco, em vários aspectos. Mesmo
assim, era respeitado, admirado e tido como mestre por outros poetas árcades,
como Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto.
Sua obra lírica é
constituída, principalmente, de éclogas e sonetos. Dentre elas, são
dignas de destaque Obras poéticas - obra que introduziu o Arcadismo -
e Vila Rica - poema épico.
1.1.1.Tomás Antônio
Gonzaga
Português de nascimento,
Tomás Antônio Gonzaga passou sua infância no Brasil. Voltou a Portugal e se
formou em Coimbra. A partir de 1782 passou a exercer o cargo
de ouvidor em Vila Rica.
Apaixonou-se aos 40 anos
de idade por Maria Doroteia Joaquina de Seixas, de 17 anos. A família da moça
se opôs ao namoro. Quando estava prestes a vencer as resistências, foi preso e
enviado para a ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, por ter
participado da Inconfidência Mineira, em 1789.
Os últimos anos de sua
vida, passou exilado em Moçambique, casado com a filha de
um comerciante de escravos. Nunca se casou com
Maria Dorotéia, mas transformou esse namoro no primeiro mito amoroso da
literatura brasileira e nele inspirou uma das mais importantes obras líricas da
língua.4
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