terça-feira, 24 de setembro de 2013

Arcadismo Brasil

INTRODUÇÃO
Arcadismo também é denominado de setecentismo ou neoclassicismo.
1.0 CARACTERÍSTICAS
- Arcadismo no Brasil começou em 1768 (publicação das Obras poéticas, de Cláudio Manuel da Costa) e terminou em 1836 (início do Romantismo);
- Apesar dos traços do cultismo barroco em alguns poetas, a maioria deles procurou seguir as convenções dos neoclassicistas europeus. Sendo elas:
·         Utilização de personagens mitológicas;
·         Idealização da vida campestre (bucolismo);
·         Eu lírico caracterizado como um pastor e a mulher amada como uma pastora (pastoralismo ou fingimento poético);
·         Ambiente tranquilo, idealização da natureza, cenário perfeito e aprazível (locus amoenus);
·         Visão da cidade como local de sofrimento e corrupção (fuga da cidade);
·         Elogio ao equilíbrio e desprezo às extremidades;
·         Desprezo aos prazeres do luxo e da riqueza (estoicismo);
·         Cortar o inútil;
·         Aproveitamento do momento presente, aproveitar a vida, devido à incerteza do amanhã. Vivência plena do amor durante a juventude, porque a velhice é incerta;
·         Inserção de temas e motivos não existentes no modelo europeu, como a paisagem tropical, elementos da flora e da fauna do Brasil e alguns aspectos peculiares da colônia, como a mineração, por exemplo;
·         Episódios da história do país, nas poesias heroicas;
·         índio como tema literário.
Esses novos temas já prenunciam o que seria o Romantismo no Brasil: a representação do indígena e da cor local.
1.1 Autores Principais
1.1.0 Cláudio Manuel da Costa
O introdutor do Arcadismo no Brasil estudou Direito em Coimbra e voltou à terra natal para exercer a profissão e cuidar de sua herança. Apesar da vida pacata em Vila Rica, foi ele uma das vítimas do rigor com que o governo português tratou os participantes da Inconfidência Mineira. Preso em maio de 1789, após um interrogatório, em julho, foi encontrado enforcado em seu cárcere. Há a hipótese de ter sido assassinado.
Como poeta de transição sua poesia ainda está ligada ao cultismo barroco, em vários aspectos. Mesmo assim, era respeitado, admirado e tido como mestre por outros poetas árcades, como Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto.
Sua obra lírica é constituída, principalmente, de éclogas e sonetos. Dentre elas, são dignas de destaque Obras poéticas - obra que introduziu o Arcadismo - e Vila Rica - poema épico.
(1729-1789) Obras Poéticas e Villa Rica
1.1.1.Tomás Antônio Gonzaga
Português de nascimento, Tomás Antônio Gonzaga passou sua infância no Brasil. Voltou a Portugal e se formou em Coimbra. A partir de 1782 passou a exercer o cargo de ouvidor em Vila Rica.
Apaixonou-se aos 40 anos de idade por Maria Doroteia Joaquina de Seixas, de 17 anos. A família da moça se opôs ao namoro. Quando estava prestes a vencer as resistências, foi preso e enviado para a ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, por ter participado da Inconfidência Mineira, em 1789.
Os últimos anos de sua vida, passou exilado em Moçambique, casado com a filha de um comerciante de escravos. Nunca se casou com Maria Dorotéia, mas transformou esse namoro no primeiro mito amoroso da literatura brasileira e nele inspirou uma das mais importantes obras líricas da língua.4

(1744-1810), autor de Marília de Dirceu e Cartas Chilenas

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