terça-feira, 24 de setembro de 2013

História da Administração (parte 11)

Enfoque Comportamental Dentro Das Organizações

As questões comportamentais são dadas de várias formas dentro de uma organização com diversos fatores influenciando direta ou indiretamente. Sendo dividido em Cultura e clima organizacional e grupos informais.
• Cultura organizacional
Toda organização tem normas informais de conduta. Essas normas de conduta constituem uma legislação de usos e costumes que definem o comportamento correto. As normas de conduta podem coincidir ou conflitar com a legislação oficial da organização. As pessoas muitas vezes criam códigos próprios que ratificam ou anulam regulamentos oficias, assim como a leis que “pegam” ou “não pegam”. O comportamento dos membros da organização é influenciado por essas normas de conduta, tanto quanto pelos regulamentos burocráticos. As normas de conduta representam um dos elementos mais importantes da cultura organizacional que compreende também os valores, rituais, crenças, hábitos e outros condicionantes do comportamento das pessoas. Exemplo de crenças, valores e preconceitos: Pessoa ocupada é pessoa produtiva. Pensar não é produção. Empregado leal deve estar disponível depois do expediente, sem pensar em horas extras.
Empresa é uma grande família.
• Clima organizacional
O Clima Organizacional dentro de uma empresa não é algo simples de ser analisado, porque ele não é algo que apareça claramente aos olhos dos administradores. Até por isso, pouca coisa existe sobre o assunto na literatura administrativa ou de Recursos Humanos. Entretanto, são encontradas algumas definições desenvolvidas por estudiosos e pesquisadores, não só nacionais, mas também internacionais, que procuram explicar o significado de clima organizacional. Dentre as definições de Clima Organizacional mais conhecidas, destacamos: Flávio de Toledo e Benedito Milioni, que no Dicionário de Administração de Recursos Humanos definem:
“Clima Organizacional é um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização“.
O consultor norte-americano Stanley M. Davis diz que:
“Clima organizacional é uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização”.
A conclusão é que o Clima Organizacional não pode ser “criado” pela organização, no sentido literal de se produzir alguma coisa num determinado momento, mas é algo que já existe, vivo e atuante, dentro dela, resultante, principalmente, de fatores internos, das decisões tomadas e da maneira como o pessoal é administrado pelos seus chefes, e atinge o colaborador, diretamente, no que diz respeito à percepção que ele tem da empresa, induzindo-o a determinado comportamento.
• Grupos informais

Os grupos informais surgem de maneira natural, de acordo com a convivência e identificação entre as pessoas, ao contrário dos grupos formais de trabalho que são criados pela a administração. Isso pode ser observado em outros ambientes, tais como uma sala de aula. Esses grupos produzem os elementos da convivência social, do bem-estar psicológico, escape de tensões de participação, de que as pessoas necessitam e sem os quais as organizações seriam de fato sistemas meramente mecânicos. As necessidades de reconhecimento, afiliação e estima são entendidas por meio da ligação do individuo com esses grupos.

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