Enfoque Comportamental Dentro Das Organizações
As questões comportamentais são dadas de várias formas dentro
de uma organização com diversos fatores influenciando direta ou indiretamente.
Sendo dividido em Cultura e clima organizacional e grupos informais.
• Cultura organizacional
Toda organização tem normas informais de conduta. Essas
normas de conduta constituem uma legislação de usos e costumes que definem o
comportamento correto. As normas de conduta podem coincidir ou conflitar com a
legislação oficial da organização. As pessoas muitas vezes criam códigos
próprios que ratificam ou anulam regulamentos oficias, assim como a leis que
“pegam” ou “não pegam”. O comportamento dos membros da organização é
influenciado por essas normas de conduta, tanto quanto pelos regulamentos
burocráticos. As normas de conduta representam um dos elementos mais
importantes da cultura organizacional que compreende também os valores,
rituais, crenças, hábitos e outros condicionantes do comportamento das pessoas.
Exemplo de crenças, valores e preconceitos: Pessoa ocupada é pessoa produtiva.
Pensar não é produção. Empregado leal deve estar disponível depois do
expediente, sem pensar em horas extras.
Empresa é uma grande
família.
• Clima organizacional
O Clima Organizacional dentro de uma empresa não é algo
simples de ser analisado, porque ele não é algo que apareça claramente aos olhos
dos administradores. Até por isso, pouca coisa existe sobre o assunto na
literatura administrativa ou de Recursos Humanos. Entretanto, são encontradas algumas
definições desenvolvidas por estudiosos e pesquisadores, não só nacionais, mas
também internacionais, que procuram explicar o significado de clima
organizacional. Dentre as definições de Clima Organizacional mais conhecidas,
destacamos: Flávio de Toledo e Benedito Milioni, que no Dicionário de
Administração de Recursos Humanos definem:
“Clima Organizacional é um conjunto de valores, atitudes e
padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização“.
O consultor norte-americano Stanley M. Davis diz que:
“Clima organizacional é uma avaliação de até que ponto as
expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização”.
A conclusão é que o Clima Organizacional não pode ser
“criado” pela organização, no sentido literal de se produzir alguma coisa num
determinado momento, mas é algo que já existe, vivo e atuante, dentro dela,
resultante, principalmente, de fatores internos, das decisões tomadas e da maneira
como o pessoal é administrado pelos seus chefes, e atinge o colaborador,
diretamente, no que diz respeito à percepção que ele tem da empresa,
induzindo-o a determinado comportamento.
• Grupos informais
Os grupos informais surgem de maneira natural, de acordo com
a convivência e identificação entre as pessoas, ao contrário dos grupos formais
de trabalho que são criados pela a administração. Isso pode ser observado em
outros ambientes, tais como uma sala de aula. Esses grupos produzem os
elementos da convivência social, do bem-estar psicológico, escape de tensões de
participação, de que as pessoas necessitam e sem os quais as organizações
seriam de fato sistemas meramente mecânicos. As necessidades de reconhecimento,
afiliação e estima são entendidas por meio da ligação do individuo com esses
grupos.
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