terça-feira, 24 de setembro de 2013

História da Administração (parte 3)

3. Burocracia: Surge também através da publicação de um livro onde, Max Weber, sociólogo; advogado e historiador alemão, mostra como a administração em si mesma poderia ser mais eficiente. Weber acreditava que com a burocracia os resultados diferentes pudessem ser eliminados, numa organização onde os administradores possuíssem habilidades variadas. Experiência e objetivos.Weber recomendava que os cargos fossem padronizados de modo que a mudança de pessoal não desintegrassem a organização.Ele enfatizava a existência de uma rede estrutural e formal de relacionamentos entre posições especializadas numa organização. As regras e regulamentações padronizaram o comportamento e a autoridade agora era sobre as posições e não sobre os indivíduos.Como resultado a organização não precisaria apoiar-se em apenas um individuo, mas obteria eficiência e sucesso seguindo as regras e regulamentações.                                                
4. Gestão Administrativa: Defendida por Henry Fayol, engenheiro de minas e executivo francês,surgiu através de um livro publicado por ele com suas experiências administrativas. Fayol adicionou uma função básica às quatro já identificadas antes, que são: planejar; organizar; comandar; coordenar e controlar, e também definiu catorze princípios: divisão dotrabalho; autoridade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção; subordinação do interesse individual ao interesse geral; remuneração; centralização; hierarquia; ordem; equidade; estabilidade e manutenção do pessoal; iniciativa e espírito de equipe. A abordagem da gestão administrativa enfatizava a perspectiva dos altos administradores dentro da organização e sustentava que a administração era uma profissão e poderia serensinada.                                                                  
5. Relações Humanas: Essa abordagem deve muito às escolas de pensamento. As idéias de Gilbreths(administração cientifica), Barnard e Follet(gestão administrativa) influenciaram o desenvolvimento das relações humanas entre 1930 e 1955.Na verdade, a abordagem surgiu de um projeto de pesquisa que começou com um estudo de administração cientifica. A abordagem de relações humanas visava entender como os processos psicológicos e sociais interagem com a situação de trabalho para influenciar o desempenho. Relações Humanas foi a primeira grande abordagem a enfatizar os relacionamentos de trabalho informal e a satisfação do trabalhador. Abordagens Contemporâneas                                                                            
6. Administração Quantitativa: Durante a segunda Guerra Mundial, os planejadores militares começaram a aplicar técnicas matemáticas para defesa e para problemas logísticos. Após a guerra, corporações privadas constituíram equipes de especialistas em métodos quantitativos para lidar com as questões complexas que confrontavam a maioria das organizações. Essa abordagem então chamada de administração quantitativa. Essa abordagem enfatiza a aplicação de análise quantitativa aos problemas e decisões administrativas. A administração quantitativa auxilia o administrador a tomar decisões pelo desenvolvimento formal de modelos matemáticos do problema. Apesar da promessa que a administração quantitativa traz, os administradores não se baseiam nesses métodos como sendo a principal abordagem para a tomada de decisão. Muitos utilizam os resultados considerados por eles como consistentes juntamente com sua experiência, intuito e julgamento, mas rejeitariam resultados que contradissessem suas crenças.                               
7. Comportamento Organizacional: Os estudiosos começaram reconhecer que a produtividade do trabalhador e o sucesso organizacional são baseados em mais coisas do que em satisfação de necessidades econômicas e sociais. A perspectiva revisada é conhecida como comportamento organizacional. Essa abordagem estuda e identifica as atividades de administração e promove a eficácia às atividades de administração e promove a eficácia do empregado por meio do entendimento anatureza complexa do individuo, do grupo e do processo organizacional.                                                                                       

8. Teoria dos Sistemas: Baseada numa abordagem cientifica e voltada para os detalhes da organização, a teoria dos sistemas fornece um meio para interpretar as organizações, traz uma visão holística de todo o processo e enfatiza os processo. A teoria dos sistemas possui alguns conceitos importantes, sistemas abertos: são organizações dependentes de insumos que provêm do mundo externo(matérias-primas); sistemas fechados: são aqueles que não interagem com o meio ambiente externo; eficiência: é a razão dos resultados pelos insumos; eficácia: é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo; Subsistemas: é um componente do todo e interdependente dos outros  sistemas; equifinalidade: é o mesmo que existir diversoscaminhos que chegam no mesmo resultado; sinergia: é quando o todo é maior que a soma das partes. 

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