3. Burocracia: Surge também através da publicação de um
livro onde, Max Weber, sociólogo; advogado e historiador alemão, mostra como a
administração em si mesma poderia ser mais eficiente. Weber acreditava que com
a burocracia os resultados diferentes pudessem ser eliminados, numa organização
onde os administradores possuíssem habilidades variadas. Experiência e objetivos.Weber
recomendava que os cargos fossem padronizados de modo que a mudança de pessoal
não desintegrassem a organização.Ele enfatizava a existência de uma rede estrutural
e formal de relacionamentos entre posições especializadas numa organização. As regras
e regulamentações padronizaram o comportamento e a autoridade agora era sobre
as posições e não sobre os indivíduos.Como resultado a organização não
precisaria apoiar-se em apenas um individuo, mas obteria eficiência e sucesso
seguindo as regras e regulamentações.
4. Gestão Administrativa: Defendida por Henry Fayol,
engenheiro de minas e executivo francês,surgiu através de um livro publicado
por ele com suas experiências administrativas. Fayol adicionou uma função
básica às quatro já identificadas antes, que são: planejar; organizar;
comandar; coordenar e controlar, e também definiu catorze princípios: divisão
dotrabalho; autoridade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção;
subordinação do interesse individual ao interesse geral; remuneração;
centralização; hierarquia; ordem; equidade; estabilidade e manutenção do
pessoal; iniciativa e espírito de equipe. A abordagem da gestão administrativa
enfatizava a perspectiva dos altos administradores dentro da organização e
sustentava que a administração era uma profissão e poderia serensinada.
5. Relações Humanas: Essa abordagem deve muito às escolas de
pensamento. As idéias de Gilbreths(administração cientifica), Barnard e
Follet(gestão administrativa) influenciaram o desenvolvimento das relações
humanas entre 1930 e 1955.Na verdade, a abordagem surgiu de um projeto de pesquisa
que começou com um estudo de administração cientifica. A abordagem de relações
humanas visava entender como os processos psicológicos e sociais interagem com
a situação de trabalho para influenciar o desempenho. Relações Humanas foi a
primeira grande abordagem a enfatizar os relacionamentos de trabalho informal e
a satisfação do trabalhador. Abordagens Contemporâneas
6. Administração Quantitativa: Durante a segunda Guerra Mundial,
os planejadores militares começaram a aplicar técnicas matemáticas para defesa
e para problemas logísticos. Após a guerra, corporações privadas constituíram
equipes de especialistas em métodos quantitativos para lidar com as questões
complexas que confrontavam a maioria das organizações. Essa abordagem então
chamada de administração quantitativa. Essa abordagem enfatiza a aplicação de
análise quantitativa aos problemas e decisões administrativas. A administração
quantitativa auxilia o administrador a tomar decisões pelo desenvolvimento
formal de modelos matemáticos do problema. Apesar da promessa que a
administração quantitativa traz, os administradores não se baseiam nesses
métodos como sendo a principal abordagem para a tomada de decisão. Muitos utilizam
os resultados considerados por eles como consistentes juntamente com sua experiência,
intuito e julgamento, mas rejeitariam resultados que contradissessem suas crenças.
7. Comportamento Organizacional: Os estudiosos começaram
reconhecer que a produtividade do trabalhador e o sucesso organizacional são
baseados em mais coisas do que em satisfação de necessidades econômicas e
sociais. A perspectiva revisada é conhecida como comportamento organizacional. Essa
abordagem estuda e identifica as atividades de administração e promove a
eficácia às atividades de administração e promove a eficácia do empregado por
meio do entendimento anatureza complexa do individuo, do grupo e do processo
organizacional.
8. Teoria dos Sistemas: Baseada numa abordagem cientifica e
voltada para os detalhes da organização, a teoria dos sistemas fornece um meio
para interpretar as organizações, traz uma visão holística de todo o processo e
enfatiza os processo. A teoria dos sistemas possui alguns conceitos
importantes, sistemas abertos: são organizações dependentes de insumos que
provêm do mundo externo(matérias-primas); sistemas fechados: são aqueles que
não interagem com o meio ambiente externo; eficiência: é a razão dos resultados
pelos insumos; eficácia: é o grau em que os resultados de uma organização
correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo; Subsistemas: é
um componente do todo e interdependente dos outros sistemas; equifinalidade: é o mesmo que
existir diversoscaminhos que chegam no mesmo resultado; sinergia: é quando o
todo é maior que a soma das partes.
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