terça-feira, 24 de setembro de 2013

História da Administração (parte 2)

DESENVOLVIMENTO

Por volta de 1100 a.C., os chineses praticaram as quatro funções da administração – planejar, organizar e assessorar, liderar e controlar. Entre 400 e 350 a.C., os gregos reconheceram a administração como uma arte separada e defendiam a abordagem científica do trabalho. Os romanos descentralizaram a administração de seu vasto império antes do nascimento de Cristo. Durante os tempos medievais, os venezianos padronizaram a produção por meio da utilização da linha de montagem, construindo armazéns e utilizando um sistema de estoque para monitorar os conteúdos. Através da história, porém, a maioria dos administradores operou estritamente numa base de tentativa e erro. Os desafios da Revolução Industrial modificaram essa situação. A administração surgiu como uma disciplina formal na virada deste século. Entretanto, por volta de 1914 existiam apenas 25 escolas de administração. Dessa maneira, a profissão de administrador como se conhece hoje é relativamente nova. Primeiros conceitos e influências da Administração Limitações de comunicação e transportes retardaram o crescimento dos primeiros negócios. Conseqüentemente, os aperfeiçoamentos nas técnicas de administração não melhoram substancialmente seus desempenhos. Entretanto, a Revolução Industrial modificou esse panorama. As empresas cresceram e se tornaram mais complexas, aperfeiçoamentos menores em táticas administrativas produziram aumento avassaladores na quantidade e qualidade da produção. O surgimento das economias de escala – reduções no custo médio de uma unidade de produção à medida que o volume total cresce – levou os administradores a lutarem por mais crescimento. As oportunidades para produção em massa criadas pela Revolução Industrial geraram um pensamento intenso e sistemático sobre problemas e questões administrativas – particularmente eficiência, processos de produção e redução de custo. A Figura abaixo traz uma linha do tempo mostrando a evolução do pensamento administrativo através das décadas. Essa perspectiva histórica é dividida em duas seções principais: abordagens clássicas e abordagens contemporâneas. Várias dessas abordagens foram desenvolvidas simultaneamente e muitas vezes tiveram impacto significativo umas nas outras. Todas as abordagens tentaram explicar questões reais enfrentadas pelos administradores e fornecer-lhes ferramentas para resolver problemas futuros.

Evolução do Pensamento Administrativo

 O período clássico se estendeu desde meados do século XIX ate os anos 50. As principais abordagens que surgiram foram: administração sistemática, administração científica, burocracia, gestão administrativa e relações humanas.

Abordagens Clássicas

1. Administração Sistemática: Surgiu a partir dos pensamentos de Adam Smith, que acreditava que a administração das fábricas, o centro do crescimento norte-americano,era caótica e suas idéias ajudariam a sistematizá-las. A maioria das tarefas organizacionais era subdividida e executada segundo o trabalho especializado. Entretanto, a coordenação ruim entre os subordinados e entre os diferentes níveis administrativos causava problemas freqüentes e paradas no processo produtivo. A abordagem da administração sistemática buscou construir procedimentos e processos específicos nas operações para assegurar a coordenação dos esforços. A administração sistemática enfatizava operações econômicas, assessoria adequada, manutenção de estoques para atender à demanda dos consumidores e ao controle organizacional. Embora a administração sistemática não aborde todas as questões com que os administradores se defrontavam,tentou-se elevar a consciência deles a respeito das preocupações mais urgentes de seu trabalho.

2. Administração Científica: Criada por Frederick Taylor, um jovem engenheiro, que descobriu que a produção e o pagamento eram ruins, que a ineficiência e as perdas eram prevalentes e que a maioria das empresas possuía um grande potencial não utilizado, uma falha da administração sistemática. Ele concluiu que as decisões administrativas eram assistemáticas e que não existia pesquisa para se determinarem os melhores meios de produção. Com isso, Taylor introduziu uma segunda abordagem administrativa, administração científica. Essa abordagem defendia a aplicação de métodos científicos para analisar o trabalho e determinar como completar as tarefas de produção eficientemente. Outro elemento dessa abordagem era o uso de gratificação diferenciada, que consistia no pagamento de quantias adicionais aos trabalhadores quando eles excedessem níveis-padrão de resultado em cada trabalho. Taylor concluiu q tanto os trabalhadores quanto a administração poderiam se beneficiar disso.                                                                                        

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