quarta-feira, 15 de maio de 2013

Arte na Idade Antiga, parte 1 (pré-história)

   Que tal agora falarmos um pouco de arte? Vamos começar pela pré-história que surge 500 a.C e vai até o surgimento da escrita. A arte, seja na pré-história ou não, sempre vai representar uma sociedade, seus costumes e a forma de como vivem pois é nela onde os povos se expressam e deixam registros de como era sua vida.

-Como era a pintura na pré-história?
   Eram caracterizadas por um colorido pobre contendo apenas vermelho, amarelo marrom e ocre (eram extraídas da própria terra e sangue de animais e algumas feitas com carvão), com essas cores sendo figuras eram figuras abstratas.


   A pré-história é dividida em dois períodos, sendo eles paleolítico e heolítico. O paleolítico é caracterizado por cavernas, caça e pintura figurativa, já o período heolítico é caracterizado por cabanas domesticadas e pintura rupestre como na caverna de Altamira, na Espanha, que é um exemplo desse tipo de pintura e também a caverna Lascaux, na França.

-E a escultura, como era?
   O tipo de escultura que marcou a pré-história foi a Vênus da Fertilidade que tinha 15 cm e eram feitas em argila ou barro e também, para fazer esculturas em baixo relevo, utilizavam objetos cortantes.

-A arquitetura
   O marco na arquitetura da pré-história foram os dolmens e os menires. O menir são pedras, normalmente bem altas, cravadas no chão e o dolmem é o conjunto dessas pedras, normalmente uma horizontal em cima de outras duas na vertical.

Stonehenge, sul da Inglaterra






Nenhum comentário:

Postar um comentário