terça-feira, 21 de maio de 2013

Geometria-Elementos básicos


Olhe ao seu redor! O que você vê? Móveis, casas, prédios, natureza? Repare, agora, em suas linhas e formas. Para onde quer que olhemos podemos identificar elementos geométricos. Você consegue reconhecê-los?


Pontos


As estrelas longínquas no céu, um pequeno grão de areia, os olhos de um pássaro, um pingo de tinta num papel... Eles nos parecem pontos, não? Até o farol de um carro, longe à nossa frente na estrada, lembra um ponto!


Retas


E nas ruas, o que vemos? Veja as laterais das ruas e estradas, das casas e prédios, as antenas de televisão e os postes... Esses nos lembram as retas. E veja, aquelas duas ruas, são duas retas se cruzando em um ponto!


Planos


E um enorme campo de futebol? Hum... esse dá a ideia de plano, assim como a superfície de um lago, de uma mesa, de uma parede. O que mais você consegue lembrar?

Esses três conceitos, que encontramos tão facilmente quando olhamos os objetos mais atentamente, são chamados de elementos básicos da geometria e, a partir deles, é possível formar, comparar e classificar formas geométricas.

Que tal, então, começarmos nosso passeio pelo mundo da geometria descobrindo mais sobre pontos, retas, e planos? Embarque nessa!

Reta real e intervalo


Vamos analisar, agora, outra forma de representação dos conjuntos numéricos.
Fortemente atrelado à ideia de medida, podemos representar os elementos do conjunto  sequenciados em uma reta. Cada elemento do conjunto será representado por um ponto dessa reta orientada.
Porém, não é necessário ficar restrito à associação de comprimentos, uma vez que é bastante natural incluir nessa representação os números negativos.


Valores na reta numérica
Os elementos, números, do conjunto  são ordenados, isto é, sejam a e b pertencentes a , então, apenas uma das três possibilidades é verdadeira: a<b ou a=b ou a>b.
Essa ordem dos elementos é traduzida pela representação na reta numérica. A atividade ao lado permitirá que você pratique o posicionamento de alguns elementos na reta.


Intervalos numéricos
Podemos representar alguns subconjuntos específicos de  de acordo com a sua representação na reta numérica.
Vamos estudar um pouco mais esses subconjuntos, que são chamados de intervalos, que serão muito utilizados em outros assuntos dentro da Matemática, como, por exemplo, em funções.

Para definir esses intervalos, precisamos apenas determinar seus extremos. Assim, os elementos do subconjunto serão todos os números reais compreendidos entre os extremos. Então, podemos definir nove intervalos de , sejam dois números reais a e b, com a≤b:


Esses quatro intervalos são limitados: [a,b] é fechado, (a,b) é aberto e (a,b] é fechado à direita e aberto à esquerda:

Os cinco últimos intervalos são ilimitados: (-∞,b] é a semirreta esquerda, fechada, de origem b.

(CLICK IDEIA)

Conjuntos númericos


Vamos relembrar agora os principais conjuntos numéricos que serão muito utilizados em Matemática. Você os conhece desde o Ensino Fundamental. São eles:


O conjunto dos números irracionais:
Os números irracionais, como você já deve ter estudado, são números cuja representação decimal é infinita e não periódica. Exatamente por isso, existem símbolos especiais para representar esses valores. 
Não existe uma letra adotada universalmente para representar esse conjunto, mas alguns livros adotam o “i” maiúsculo com traço duplo.

O conjunto dos números reais:
A união dos conjuntos dos números racionais e dos números irracionais forma o conjunto dos números reais, cujo símbolo é

Para ter mais exemplos e para conhecer as relações de inclusão e intersecção entre esses conjuntos, veja a atividade ao lado.

(CLICK IDEIA)

Operações entre conjuntos


DIFERENÇA
Se tomarmos os elementos que pertencem a um determinado conjunto, mas não pertencente a outro, estamos fazendo a diferença entre esses conjuntos. Por exemplo, a diferença entre os conjuntos D e C, simbolizada por D-C, é o conjunto formado pelos elementos de D que não pertencem a C. Ou seja:
.
Note que, podemos escrever {1}∈D, pois {1} é elemento de D; e ainda podemos escrever {1}⊂D, pois {1} também é um subconjunto, unitário, de D, já que o elemento 1∈D.


União entre conjuntos
UNIÃO
A união, símbolo “∪”, de dois conjuntos é um outro conjunto cujos elementos pertencem a, pelo menos, um dos dois conjuntos iniciais. Por exemplo,
Nesse casso, temos que a união dos conjuntos A={1,2,3,4,5} e B={1,2,6,7,8,9} é o conjunto {1,2,3,4,5,6,7,8,9}, ou seja,
.


Intersecção de conjuntos
INTERSECÇÃO
Quando um elemento pertence simultaneamente a dois conjuntos, dizemos que este elemento está no conjunto intersecção desses conjuntos. Por exemplo, os elementos da intersecção entre A e B é representada por A∩B e é igual {x⁄x∈Ae x∈B}, que, nesse caso, formam o conjunto {1,2}.
Note que:
* ∅ é o símbolo para o conjunto vazio. Este conjunto não possui elementos e, por isso, ∅ está contido em qualquer outro conjunto, por exemplo, ∅⊂A.

(CLICK IDEIA)

O número pi


O primeiro passo para saber mais sobre o número pi é saber sua data de aniversário.
A história do número pi
Contaremos a história desse número de uma forma bem rápida e simples. Os primeiros vestígios da utilização desse número encontram-se no Papiro de Rhind, escrito há aproximadamente 1.700 a.C.. Nele é possível ler a seguinte definição para esse número: “A área de um círculo é igual a de um quadrado cujo lado é o diâmetro do círculo diminuído de sua nona parte”.


Você percebe que desde muito antes de Cristo sabe-se que a razão entre o comprimento e o diâmetro de uma circunferência resulta no número pi. Porém, encontrar esse número não foi tão simples
A primeira aproximação desse número foi dada por Arquimedes de Siracusa, através do uso de polígonos, chegando à conclusão de que a aproximação desse número seria algo bem próximo de 3 10/71 e 3 1/7. Isso também resultou em seu livro chamado A medida de um círculo.

A próxima aproximação (sem explicação) é dada por Apolônio, escrita em sua obra Resultado Rápido. Acredita-se que tal aproximação foi feita através de processos rápidos. Mas não se sabe como isso foi feito, pois a maior parte de sua obra desapareceu. Contudo, ele chegou à aproximação de 3,1416.
A fascinação acurar tal aproximação começou com o uso de calculadoras e do computador. Dessa forma, foi possível testar a eficiência dos mesmos e quem sabe entrar para o Livro dos Recordes, o famoso Guinness World Records.

Curiosidades sobre o número pi
  • Albert Einstein nasceu no dia do pi, dia 14 de março de 1879;
  • Pi é o nome da organização de espionagem da Alemanha do Leste, no filme de Alfred Hitchcock de 1966, A Cortina Rasgada;
  • Hiroyuki Goto estabeleceu um novo recorde mundial em 1995, ao recitar de cor as primeiras 42.000 casas decimais de pi. Gastou pouco mais de 9 horas;
  • Não aparecem zeros nos primeiros 31 dígitos de  pi;
  • Em abril de 1995, a agência Reuter noticiou que um rapaz chinês de doze anos de idade, Zhang Zhuo, recitou de memória o valor de pi até 4.000 casas decimais. Aparentemente, teria demorado apenas cerca de vinte e cinco minutos;
  • Pi é um número ideal para a exibição de talentos, tais como a memorização de números, visto que os seus algarismos não obedecem a qualquer padrão;
  • Considerando as primeiras 6.000.000.000 casas decimais de pi, temos que:

    o 0 ocorre 599963005 vezes

    o 1 ocorre 600033260 vezes

    o 2 ocorre 599999169 vezes

    o 3 ocorre 600000243 vezes

    o 4 ocorre 599957439 vezes

    o 5 ocorre 600017176 vezes

    o 6 ocorre 600016588 vezes

    o 7 ocorre 600009044 vezes

    o 8 ocorre 599987038 vezes

    o 9 ocorre 600017038 vezes
Imagem

(CLICK IDEIA)

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Gordura insaturada

  Gorduras insaturadas são mais saudáveis que as gorduras saturadas. Os alimentos que contém gorduras insaturadas incluem o abacate, as nozes e os óleos vegetais, tais como, óleo de canola e óleo de oliva (azeite de oliva). Cabe ressaltar que a gordura trans é tão pouco saudável quanto a gordura saturada.
   A gordura insaturada eleva o nível de lipoproteína de alta densidade no sangue (HDL ou "colesterol bom") e reduz o nível de lipoproteína de baixa densidade no sangue (LDL, ou "colesterol ruim"). Isso reduz a formação e/ou manutenção de ateroma, isto é, a placa de gordura no interior de veias e artérias, que pode causar hipertensão arterial, infarto e derrame cerebral. São encontradas em óleos de origem vegetal, semente, e castanhas em geral.
   Gordura Insaturada este tipo de gordura subdivide-se em 2 grupos: as monoinsaturadas e as poliinsaturadas. Elas atuam de forma diferente das saturadas no organismo e são consideradas benéficas, pois contribuem para redução do colesterol no sangue, quando consumidas em substituição às gorduras saturada e trans. A monoinsaturada é a mais benéfica de todas, pois colabora para redução do colesterol “ruim” LDL, sem reduzir o colesterol “bom” - o HDL.
   As principais fontes de gordura insaturada são:
Monoinsaturada: azeite, óleo de canola, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, etc), abacate, etc.
Poliinsaturada: óleos vegetais (girassol, milho, soja), peixes gordurosos (salmão, atum, arenque, sardinha, etc), semente de abóbora e linhaça, etc ...
Saturada: óleo de coco.


Gordura saturada

   A gordura saturada é composta por triglicerídeos, cujos ácidos graxos são saturados. A ligação entre carbonos é do tipo simples e, quanto na temperatura ambiente, é encontrada no estado sólido.
   Este tipo de gordura é sintetizada por animais e certos vegetais, como o côco e a palma, que apresentam um tipo de ácido graxo de cadeia média (entre 8 a 12 carbonos) e que não levam ao aumento de colesterol ruim no sangue. Está presente na manteiga, banha, bacon, queijos curados, toucinho e carne.
  Esta é a principal gordura associada a problemas de obesidade, arteriosclerose, colesterol alto e diversos tipos de cancro.  A gordura saturada é responsável por elevar a taxa de colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea, resultando em uma maior produção de placas de gordura, sendo que estas acumulam-se nas artérias, obstruindo-as.
   Não há um quadro clínico de carência com relação a esse tipo de gordura, pois esta não é 
necessária para o organismo, sendo que quanto menor for sua ingestão, melhor é para o organismo.

Gordura Saturada

   Como de costume, indico um site aqui sobre o assunto e que tenho achado interessante, o de hoje é este, cliquem no link

Gordura trans

   Gordura trans é a transformação do óleo vegetal em gordura sólida e também conhecida como óleo hidrogenado. A gordura trans é encontrada principalmente em alimentos industrializados, pois serve para dar crocância e consistência aos alimentos. 
   No organismo, a gordura trans traz prejuízos à saúde: obesidade, aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom, dificuldade na passagem do sangue pelas artérias, diabetes, facilidade de contrair inflamações, câncer de mama e outros. 
   Esta gordura está presente em alimentos como manteiga, batatas fritas, sorvetes, biscoitos, bolos, bolachas recheadas e outros empacotados. 


   Sim, estas delicias podem fazer muito mal a saúde.

http://www.brasilescola.com/saude/gorduras-trans.htm


domingo, 19 de maio de 2013

Gestão Empresarial - Planejamento empresarial e empreendedorismo

Administrador é aquele que cuida de pessoas, conhecer o mercado, conhecer o público, processar informações, tomar decisões, montar estratégias, relatórios, planos, verificação dos planos e projetos.

A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-ló em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível.

Processo administrativo formado pelo imput (entrada), depois, processamento (tratamento) e, depois, output (saída).

Mintzberg trabalhava com:
- Os papéis interpessoais (comunicação com outras pessoas);

  • Figura de proa = O administrador como um representante da organização.
  • Líder = Cuida de todaas as atividades dos gerentes.
  • Ligação = Teias de relacionamento principalmente com seus pares. Vincula sua equipe com outras.
- Os papéis de informação (obtenção e transpasse de informações);
  • Monitor = Recebe ou procura obter informações que lhe permitam entender o que se passa em sua organização e meio o qual existe. Fica com imagem negativa. ''X9, fofoqueiro''.
  • Disseminador = Informação externa para entro da organização e da informação interna de um subordinado para outro. ''Informação de fora para dentro''.
  • Porta-voz = Informação de dentro para o meio ambiente da organização. ''Anuncia a informação''.
- Papéis de decisões (resolução de problemas e tomada de decisões);
  • Empreededor = Iniciador e planejador da maior parte das mudanças. ''Cria ou inova''.
  • Controlador de distúrbios = imprevistos, crises ou conflitos. ''Mediador ou resolve os problemas''
  • Administrador de recursos = Estratégias da organização. ''Estratégias para o crescimento da empresa''

Obs.: PDD perca de divisores duvidosos.

Mercado

Mercado é a arena do marketing em que diferentes empresas buscam oferecer seus serviços, produtos e maras aos consumidores.

____________________________

Demanda negativa é quando p maior parte do mercado rejeita um produto ou evita-o fortemente.
Demanda indesejada são vários produtos que fazem mal à saúde ou não são socialmente bem aceitos têm sido alvo de campanha que tentam desestimular seu consumo, pois eles possuem a característica de um demanda indesejada.
Demanda latente é um produto que passa por evolução.
Demanda irregular são produtos que têm um período certo para ser lançado no mercado.
Plena demanda é atingir o total de vendas de sua capacidade produtiva. Alto se vende.
Demanda execiva são os produtos que não conseguem atender à demanda total de seus produtos.
Demanda em declínio é quando o consumo é diminuído e chega até desaparecer do mercado..
Mercado alvo é o público que eu quero atingir.


4c's de marketing - Visão do cliente

Cliente - Sair com um bom produto.
Custo - Valor agregado (o quando você deseja aquilo)
Comodidade - Lugar perto, confortável e fácil acesso.
Comunicação - A música, eslogam.

Geração de informações

As informações não são apenas do meio externo, mas também, do meio interno.

____________________

Montagem

Registros internos:
* Venda:      - Produto
                    - Linha
                    - Vendedor
                    - Cliente
* Contábeis: - Lucro
                    - Contas a receber
                    - Contas a pagar
* Estoque:    - Produtos que sairão da pratileira.
_____________________

Atividades de inteligência de MKT

Busca de informação econômico, competitivo e tecnológico pelo administrador.

VENDEDOR: Exencial (contato com o cliente). Fonte de informação e suas vantagens é o baixo custo e sabe as necessidades e desejos dos clientes.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

S.I.M

Vamos começar pelo significado de cada letra....

Sistema de Informação de Marketing

Esse sistema de informação é formado após a pesquisa do micro e macro ambiente da empresa.

______________________

Até a década de 50 omarketing não era necessário.
Apartir dos anos 70 o ambiente, até então previsível, passou a apresentar a seguinte característica: ''a única certeza é a incerteza''.

Os meios envolventes no S.I.M são: micro e macro ambiente.

______________________

Forças que atuam no micro ambiente:

  • Controláveis;
  • Fornecedores;
  • Empresa;
  • Comercialização/canais de distribuição;
  • consumidores;
  • concorrência
Forças que atuam no macro ambiente:
  • Demografia;
  • Economia;
  • Geografia;
  • Tecnologia;
  • Política/legislação;
  • Sócio cultural.
______________________

Conceito: Um composto formado por pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, etc... Utilizamos o S.I.M para tomada de decisões.

Importância: Sua importância é de gerar informações para a tomada de decisões no merketing, de sua empresa/produto, diante de um mercado turbulento.

S.I.M deve ser montado baseado na necessidade de cada empresa e serve para conhecer clientes, concorrentes e conjuntura.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Saiba Mais (Arte Idade Antiga)

   Para saber mais sobre a arte da Pré-História, Grécia, Roma e Egito, deixo aqui alguns sites que achei muito interessante e que abrangem o assunto.
   -História da Arte
   -História das Artes Visuais
   (Clique no Link)

Arte da Idade Antiga, parte 4 (Roma)

   -Pintura
   *Afresco
   *Mosaico
   *Claro e escuro
   *Noção de perspectiva


Cena da vida de ÍxionCasa dos VettiiPompeia.

  -Escultura
   *Cópia dos gregos - quem escupia para os romanos eram os gregos.
   O que diferencia--> Retrato fiel, as esculturas eram feitas retratando como a pessoa realmente era.
   *Bustos - do peito para cima.

Escultura do imperador Caracalla

   -Arquitetura
   Roma é poder, conquistas e toda arte é intencionada a fazer homenagens.

Coliseu, localizado no centro da Roma.


...parte 3 (Grécia/Período Helenico)

   A pintura continua sendo a vascular pois foi o único registro de pintura encontrado sobre os gregos, os registros em vasos, que eram representações de deuses e podem ser confundidos com a pintura egípcia.

   -Escultura-->calcária + emoção, sentimento.
   As esculturas tinham feições que transmitiam sentimento, emoção, angustia e dor.


   -Arquitetura
   As colunas sofreram mais uma transformação e tornaram-se colunas corintias, representando o luxo.

...parte 3 (Grécia/Período Clássico)

   No Período Clássico a pintura continua sendo a vascular, onde há mudanças é nas características da escultura que de estática e desproporcional passa a ter proporções perfeitas a explorar o naturalismos representando pessoas com corpos leves e descontraídos  em momentos cotidianos e espontâneo. Essas obras eram feitas em mármore, marfim ou bronze.

     

   

   -Arquitetura
   Na arquitetura desse período, a forma de coluna também tem alterações, da dórica agora também temos a jônica, passando de simples para 'elegante'.


   

4p's de Marketing - Visão do fabricante

Produto é tudo que atrai e faz o cliente pagar por aquilo. Caracterizado por: Desing, cor, aroma, sabor, embalagem e tipologia.

Praça é tudo que se à distribuição, localização física e logística.

Promoção é o processo de comunicação ativa dos atributos e benefícios de um produto para o mercado-alvo pretendido. Caracterizado por: criação, eslogam e promover o produto.

Preço é o custo. Valor agregado muda de acordo com a necessidade.

Segmento - Posicionamento

Segmento é o público alvo.
Posicionamento é como a empresa quer ser vista.

Arte da Idade Antiga, parte 3 (Grécia/Período Arcaico)

   Para ficar mais fácil, vamos separar a arte da grega em períodos, começando pelo Período Arcaico
   -Pintura
   *Vascular, feita em vasos


   -Escultura
   *Eram obras com medidas desproporcionais e estáticas.


   -Arquitetura
   Durante todo o período grego a arquitetura é a mesma:
   *frontão
   *planta retangular
   *horizontal sobre vertical


   A esse periodo também se corresponde a /coluna Dórica, que é a simples.


Arte da Idade Antiga, parte 2 (Egito)

   No Egito tudo era feito para a externalidade e também, o que caracteriza muito a arte egípcia é que tudo era direcionado a religião.
 
  -Pintura
   *Afresco (é uma técnica), vem de fresca. Eram feitas em paredes frescas, sem rachaduras (feito sobre parede de gesso e argamassa).

   *Colorido rico, (tinta óleo). Formavam películas que protegiam as paredes das pirâmides, que permaneciam fechadas, assim, preservando ainda mais as pituras feitas na parte interna da pirâmide.


   *Lei da frontalidade
   Perfil---> cabeça          
                   braços
                   pernas

   *Criatividade

   *Hierarquia
   No Egito, quando os desenhos eram feitos, tinham seres e representações que ficam maiores ou menores que outras, e isso tem um significado. Os maiores representavam o Faraó (deuses) e ia diminuindo de tamanho nessa ordem: Nobres (rainha); escriba (responsável pela escrita); o povo e os escravos.

   -Escultura
   O foco na escultura egípcia é a esfinge. A mais famosa é a de Quéferen, pelo menos suponham que seja a imagem dele e ela está localizada em frente a pirâmide dele.


   -Arquitetura
   *A arquitetura é caracterizada pela construção das pirâmides, a primeira foi a de degraus, pirâmide Escalonada




Dimensões do marketing holístico

Críticas ao marketing de relacionamento:

EXIGÊNCIAS INVIÁVEIS, DESEQUILÍBRIO, DESLEALDADE, PROBLEMAS DE IDENTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS E ESTRESSE.


Métodos para um bom relacionamento:

BENCHMARKING, ANÁLISE DE CLIENTES, RECLAMAÇÕES, PESQUISAS E CLIENTES MISTERIOSOS.

Cliente, como lidar com eles?

Devemos tratar todos clientes iguais.

Justificativa

Custa cinco vezes mais conquistar um novo cliente do que manter o atual. Uma empresa que perde por dia um cliente que gasta R$90,00, por semana sofrerá uma redução de vendas de R$1700,00 no ano seguinte. 91% DE CLIENTES INSATISFEITOS, jamais comprarão dessa mesma empresa e COMUNICARÃO A SUA INSATISFAÇÃO A PELO MENOS NOVE OUTRA PESSOAS!

Definição (''formal'') de marketing e de administração de marketing.

Marketing

Marketing é a área de conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de trocas, orientadas para a SATISFAÇÃO DOS DESEJOS E NECESSIDADES DOS CONSUMIDORES, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.

Administração de marketing

A administração de marketing se caracteriza por:
- Estabelecer objetivos da organização;
- Escolher e estudar o mercado selecionado e verificar as condições de atendê-los;
- Desenvolver o composto mercadológico;
- Implementar o plano;
- Controlar o plano para verificar se está alcançando os objetivos.

Onde se aplica o marketing?

O marketing se aplica em:
- Bens;
- Serviços;
- Eventos;
- Experiências;
- Pessoas;
- Lugares;
- Propriedades;
- Organizações;
- Informações;
- Idéias.

Marketing?

O que é marketing?

Marketing é o processo responsável pela geração de opção por uma MARCA, PRODUTO, SERVIÇO ou IDÉIA. Mercado em movimento permanente.
Quando surgiu o marketing?

O marketing suargiu no Estados Unidos em 1902, já no Brasil surgiu só em 1954. Incluiu o marketing na FGV, como disciplina, só mais tarde, em 1994.




Um pouco mais sobre ''ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING''

                                 


Nicho = mercado.
Marketing = mercado em ação, tudo trata-se de economia, política etc...
Empreendedor = pessoa que abre a empresa.
Franquia = marca que ''deu certo'' em ração do público alvo. Ex: Mc Donald's.
Monopólio = existe apenas uma empresa que trabalhe em um determinado nicho.
Oligopólio = existe duas ou mais empresa que trabalhe em um determinado nicho.
Market share = participação do mercado.
Produto vendável = atingir a missão do marketing, não haverá necessidade de grandes investimentos com ações de marketing.
Princípio do marketing = Produto certo que satisfaça o cliente.
Realizar o princípio de vender = estudar os concorrentes.
Ações de marketing = prêmios e promoções.

O lucro começa aparecer após 8 à 12 meses, pois no começo você deve apenas investir. Se você não tiver dinheiro para abrir sua empresa, e está pensando em um empréstimo no banco, você deve negociar com o banco em quantas vezes irá pagar e negociar os juros, de preferência pagá-lo de 6 meses à no máximo 2 anos. Você deve sempre ''INVESTIR''.

Onde exite a presença de marketing? Onde houver a presença do mercado.

Merchandising = está dentro do marketing, consequência do marketing, material que utiliza para chamar atenção ''visualmente'' do consumidor e é uma ferramenta de marketing usada p/ desenvolver ações de divulgação de uma marca, produto ou serviço, com o uso de cardápios, outdoor, propaganda, folhetos, banner, flesh mobile, revista, cartazes, jornais, TV etc...

Sabe aquele consumidor que faz a propagando e divulgação de uma marca/empresa, sem ganhar nada por isso? Então o nome desse tipo de consumidor é: VENDEDOR ATIVO.





Arte na Idade Antiga, parte 1 (pré-história)

   Que tal agora falarmos um pouco de arte? Vamos começar pela pré-história que surge 500 a.C e vai até o surgimento da escrita. A arte, seja na pré-história ou não, sempre vai representar uma sociedade, seus costumes e a forma de como vivem pois é nela onde os povos se expressam e deixam registros de como era sua vida.

-Como era a pintura na pré-história?
   Eram caracterizadas por um colorido pobre contendo apenas vermelho, amarelo marrom e ocre (eram extraídas da própria terra e sangue de animais e algumas feitas com carvão), com essas cores sendo figuras eram figuras abstratas.


   A pré-história é dividida em dois períodos, sendo eles paleolítico e heolítico. O paleolítico é caracterizado por cavernas, caça e pintura figurativa, já o período heolítico é caracterizado por cabanas domesticadas e pintura rupestre como na caverna de Altamira, na Espanha, que é um exemplo desse tipo de pintura e também a caverna Lascaux, na França.

-E a escultura, como era?
   O tipo de escultura que marcou a pré-história foi a Vênus da Fertilidade que tinha 15 cm e eram feitas em argila ou barro e também, para fazer esculturas em baixo relevo, utilizavam objetos cortantes.

-A arquitetura
   O marco na arquitetura da pré-história foram os dolmens e os menires. O menir são pedras, normalmente bem altas, cravadas no chão e o dolmem é o conjunto dessas pedras, normalmente uma horizontal em cima de outras duas na vertical.

Stonehenge, sul da Inglaterra






terça-feira, 7 de maio de 2013

Tabela ASCII


Unidades de medidas

Byte (B)
1 Byte = 8 bits
Kilobyte (KB)
1 Kbyte = 1024 Bytes (210) Bytes
1 024 Byte = 8 192 Bits
Megabyte (MB)
1 024 KB
1 048 576 (220)Bytes
8 388 608 Bits
Gigabyte (GB)
1 024 MB
1 048 576 KB
1 073 741 824 (230) Byte
8 589 934 592 Bits
Terabyte (TB)
1 024 GB
1 048 576 MB
1 073 741 824 KB
1 099 511 627 776 (240) Bytes
8 796 093 022 208 Bits


O que é BIT

Toda e qualquer operação a ser executada num computador é feita por meio da transmissão de sinais elétricos.
Os sinais elétricos são controlados por transistores que tem por função liberar ou não corrente elétrica.

Passa corrente = 1 =   BIT = dígito binário 2 dígitos 
Não passa corrente = 0 =  BIT = dígito binário 2 dígitos         

O  que é BYTE

O BITE é a menor unidade de informação, mas se tiver sozinho não serve para quase nada.
Por exemplo se pegarmos dois BITS as combinações possíveis seriam:      
{0;0} {0;1} {1;0} {1;1}

Daí surgiu o termo binário que é determinado como oito vias.
                 2.2.2.2.2.2.2.2 = 256 caracteres

O computador - Hardware e Software

O primeiro computador do mundo foi criado em 02/1946, por cientistas norte-americanos.
Ele pesava cerca de 30 toneladas e ocupava 180 m² de área construída.
Sua velocidade foi destaque na época, por executar 5 mil operações p/s, se comparado com o poder de processa mento dos computadores atuais sua velocidade seria menor do que o de uma calculadora de bolso.

Armazenamento de dados 

Ex: Cartão de memória e Disco rígido (HD)

                 

                                     

Processamento de dados



                                     

  Cálculos em grande escala

Pode ser feitos no excel.

  Tratamento de imagens gráficas

Pode ser feito com vários tipos de programas.

      

                                            Entretenimento

                                             


   Cultura